Conheça 5 plataformas de aceleração de impacto social para a sua OSC
Reunimos aqui no blog cinco dicas incríveis para aumentar o impacto positivo e impulsionar a estratégia da sua organização social. Entre as opções, apresentamos cursos, certificações, mentorias, compartilhamento de informações, instrumentos para captação de recursos e muito mais! São várias formas de apoio para dar mais força a iniciativas que buscam um futuro mais justo e menos desigual para todos. Confira!
Phomenta
Fundada em 2015 para atuar como uma ponte entre investidores sociais e as organizações da sociedade civil, a Phomenta se tornou um grande negócio de impacto que leva educação em gestão e inovação a empreendedores sociais.
Um dos serviços da plataforma é o de certificar as organizações, promovendo um diagnóstico, fazendo avaliações e recomendando boas práticas. A Certificação Phomenta analisa aspectos jurídicos, questões financeiras, gestão, governança, potencial de impacto, comunicação e transparência.
Também há serviços de aceleração – voltado à formação de empreendedores sociais, com módulos sendo aplicados – e de aceleração social corporativa, com colaboradores de empresas se tornando consultores de impacto para apoiar na gestão das OSCs. Com a pandemia, também foi lançado o Portal do Impacto, com o objetivo de levar conteúdo de qualidade e gratuito para organizações da sociedade civil.
Escola Aberta do Terceiro Setor
A Escola Aberta do Terceiro Setor nasceu com os debates, feitos no 3º Congresso Brasileiro de Fundações e Entidades de Interesse Social, em 2011, para melhorar a capacitação dos integrantes das organizações.
A missão da organização é capacitar gestores para uma melhor administração de suas instituições. Entre os objetivos educacionais estão ações para estimular o conhecimento e a formação humanística, com capacidade reflexiva e crítica diante da sociedade, do estado e do mercado.
Para isso, a Escola disponibiliza uma série de cursos tendo como público-alvo dirigentes, colaboradores ou voluntários de organizações sociais. Os cursos ofertados giram em torno de temas como voluntariado, captação de recursos, marketing digital e ESG.
Instituto Ekloos
O Instituto Ekloos foi fundado em 2007 e já trabalhou com mentorias e capacitações gratuitas com mais de 600 iniciativas de impacto social. A sua atuação fortalece as organizações e os negócios sociais no aperfeiçoamento dos processos de gestão e no aumento de resultados.
O Ekloos inspirou-se nas aceleradoras de startups para criar um conceito de aceleração social. Essa metodologia se diferencia muito, principalmente, por causa do trabalho individualizado que é promovido com cada organização envolvida.
Durante as atividades, é feito um diagnóstico que ajuda a direcionar para a elaboração do plano de ação, mirando nas necessidades específicas de cada um, destacando o que é prioritário. Os programas do Ekloos recebem o apoio de empresas, institutos e fundações, o que proporciona que as iniciativas sociais tenham acesso gratuito à formação.
esolidar
A esolidar surgiu em Portugal, em 2013, com a ideia inicial de ser um marketplace para causas sociais, devido à preocupação com a falta de ferramentas no mercado para apoiar organizações sociais na arrecadação de recursos. Depois de transformações no projeto inicial, ela se converteu em uma plataforma que reúne diferentes soluções para ajudar organizações sociais e empresas a gerarem impacto social.
A iniciativa que se cadastrar na ‘comunidade esolidar’ passa a ter, de forma gratuita, o acesso a ferramentas para gerir campanhas de captação de recursos. É possível criar leilões solidários, lançar projetos de crowdfunding, participar do marketplace solidário, buscar apoio corporativo das empresas clientes da plataforma e fazer parte de um espaço para divulgação de causas sociais, podendo receber doações via PayPal.
No blog da esolidar, são fornecidas dicas e informações para gestores tanto do terceiro setor como de empresas. Também são disponibilizados ebooks e vídeos de webinares com materiais para promover estratégias de responsabilidade social.
Abong
Com o objetivo de fortalecer as organizações da sociedade civil que trabalham na defesa e promoção dos direitos e bens comuns, foi criada em 1991 a Associação Brasileira de ONGs, a Abong. Ela conta atualmente com mais de 220 associadas e está presente em 22 estados do Brasil.
A rede disponibiliza um ambiente virtual de aprendizagem com a Plataforma AVA da Escola de Formação Abong, que oferece cursos, compartilhando conhecimento e buscando ampliar o alcance dos processos educativos feitos para as organizações da sociedade civil.
A Abong destaca que essa plataforma também tem como missão potencializar o uso de tecnologias para as ações das iniciativas, aperfeiçoando o desenvolvimento de suas capacidades e aumentando a sua atuação.
Gostou das dicas? Compartilhe esse conteúdo, acesse agora mesmo uma das plataformas que mais chamou a sua atenção e acelere o impacto da sua organização social.