Educação é sempre um bom investimento
Sabemos que o investimento em Educação possibilitará construir um amanhã melhor para o país. Esse é um dos pilares da nossa atuação, para promover mudanças sistêmicas e equilíbrio social, proporcionando melhorias permanentes para milhões de brasileiros. É um trabalho contínuo, que demanda esforços para gerar transformações e, especialmente, para mantê-las.
Dar continuidade aos bons resultados educacionais é o desafio que o Ceará enfrenta, já que o estado reúne 73 das 100 melhores escolas públicas do Brasil e quase todas as cidades (182 das 184) conseguiram atingir a meta determinada pelo Ministério da Educação para o Ensino Fundamental.
Precisamos manter essa rede fortalecida e atuante. Buscamos atingir essa meta apoiando entidades que promovem ações significativas na região, como as cinco Organizações Sociais do Ceará que foram selecionadas para participar do Futuro Bem Maior, nosso programa de fortalecimento de iniciativas de impacto comunitário. O objetivo é alavancar estas OSCs, reforçando a gestão para ampliar o impacto promovido na comunidade.
Famílias em condições de vulnerabilidade, principalmente agricultores em situação de pobreza, encontram importante apoio com a Associação Comunitária do Guarani, que auxilia na educação de crianças e jovens, com atividades educativas, culturais e esportivas.
A Associação das Famílias do Pecém, que nasceu para ajudar uma comunidade carente que sobrevivia da pesca e da agricultura, morando em casas de taipa, sem água tratada nem saneamento, conseguiu mudar essa realidade, combateu a desnutrição e a mortalidade infantil, e fortaleceu a educação com creche, oficinas, faculdade, cursos profissionalizantes e de inglês.
O apoio às famílias do campo é o foco do trabalho do Instituto Brotar, que entre diversas iniciativas promove educação ambiental com reaproveitamento de água nas unidades escolares para utilizar em hortas agroecológicas. Também tem programas esportivos e de lazer para crianças, jovens e adultos.
No Cariri Cearense, sertão nordestino, o Instituto Madeira da Terra luta para salvar a caatinga do desmatamento e da desertificação. Entre os projetos desenvolvidos está uma ação educacional de formação de lideranças femininas e geração de renda, a Escola Feminina de Apicultura, que oferece oportunidades às mulheres e ajuda a preservar a diversidade da fauna e da flora da região.
Atuando em diversos bairros do município de Itapipoca, a Sociedade de Promoção e Apoio a Família de Itapipoca (Soprafi) desenvolve atividades socioeducativas, culturais, desportivas e de tecnologia com crianças, adolescentes e jovens.
Precisamos pensar na comunidade como um todo, com moradia digna e condições de subsistência, porque somente o desenvolvimento integral garante as circunstâncias propícias para promover melhorias educacionais. Esse trabalho conjunto, parcerias geradas a partir de propósitos e objetivos comuns, é o caminho para promovermos as mudanças educacionais que permitirão criar gerações mais preparadas não apenas para o mercado de trabalho, mas também para construir uma sociedade mais estruturada e consciente.
Este artigo foi originalmente publicado no site do jornal O Povo.